quarta-feira, setembro 30, 2015

Quem está errado?


Olá olá, galerinha!! Tudo em paz?! Semana voando, como de costume, então vamos apertar o passo e aproveitar da melhor forma nossos dias!! ;)....

Em pouco tempo, no máximo em um intervalo de duas semanas, caiu na rede e viralizou o segundo vídeo com uma situação envolvendo Leituristas.

Neste mais recente, muito divulgado na segunda-feira, 28 de setembro de 2015, mostra um funcionário entregador de contas/ Leiturista (Normalmente, nas empresas o Leiturista é também quem realiza a entrega de contas) ao chegar em uma residência para colocar a conta em uma caixa de correspondências um cachorro avança e o funcionário retira uma haste de sua bolsa e agride o cão que cambaleia e cai.

Só para esclarecer, não postarei o vídeo. Comentarei sobre a situação, mas prefiro não mostrar as imagens para não comprometer ninguém, afinal, só quem realmente participou do momento, Leiturista e moradora, é que sabem exatamente o que e o porque ocorreu.

Minha intenção com esta postagem é levantar a discussão sobre tal situação dando minha análise e opinião de alguém que esteve em diversas situações como essa durante 07 anos em que fui Leiturista do consumo de Energia Elétrica aqui na cidade.

Antes de mais nada, acho melhor desmistificar algumas coisas!

NÃO. Os Leituristas não odeiam os cachorros, nem o seu, nem do vizinho e SIM, muitos Leituristas além de adorar cachorros também tem um, dois, três em suas residências. Eu mesmo tenho, porém, mantenho totalmente longe do alcance de quem passa pela rua e quando necessário que entre no quintal, antes de mais nada, o cachorro é preso em um local seguro.

Outro ponto a se comentar é sobre a haste que o entregador/ Leiturista utiliza para agredir o cão. Já cheguei a ler que foi até uma marreta! Calma, pessoal, não foi uma marreta, não foi um bastão de beisebol, nada parecido! Pela imagem tudo indica ser a haste que o Leiturista carrega consigo para abrir a distância tampas de hidrômetros e portas de padrões de Energia Elétrica, e sim, em caso de perigo e emergência, se necessário o Leiturista utiliza esta haste para se defender do cão, do galo, do ganso... (Pois é, nem sempre são só os cães que partem para cima dos Leituristas!)

QUEM ESTAVA ERRADO?

Há vários fatores que contribuíram para a situação acontecer e que complicam simplesmente apontar um errado. Lógico que ao olhar o vídeo logo de cara todos apontarão o Leiturista como errado.

O único que não tem NENHUMA culpa na situação é o cachorro que simplesmente age pelo próprio instinto. Alguém diferente se aproxima de sua casa é claro que irá latir e atacará.

A primeira situação que contribuiu para o ocorrido é o fato da caixinha de correspondências estar para dentro da grade da casa, obrigando o funcionário a expor seu braço para uma situação perigosa (Não importa se o cão é pequeno ou grande, afinal, quem já foi mordido sabe muito bem o quanto dói não só a mordida, mas depois a complicação para tomar as vacinas!). A tempos defendo a padronização da colocação das caixas de correspondências de forma externa, ou seja, que não obrigue o entregador adentrar ao quintal, nem mesmo só com o braço, e nem expondo seu corpo tão próximo a grade (Como nesse caso, o cachorro conseguiria morder passando a grade, e foi o que o cão tentou fazer) mas como falaremos de padronização de caixinhas se não há nem mesmo a padronização dos "padrões" de Energia Elétrica e Água?! Cada casa os medidores se encontram em um lugar, na maioria, obrigando o Leiturista a entrar no quintal, ficando exposto a um ambiente diferente a cada residência que entra! (E há aqueles que ainda defendem que a categoria não merece e não tem motivos para receber acréscimo por periculosidade!).

O consumidor não está errado em colocar sua caixinha de correspondências onde quer, afinal de contas ele não foi instruído a fazer o correto, assim como os padrões de consumo. As empresas verificam só no momento da instalação e depois não há mais fiscalização, permitindo que o consumidor construa muros, prenda o cachorro nos padrões, inclusive coloque a casinha do cão no canto dos medidores! As mesmas empresas que muitas vezes apertam os Leituristas por deixarem leituras sem fazer ou contas sem entregar sem ao menos querer saber o real motivo, indo apenas pela porcentagem apresentada nos relatórios, deveriam tomar a frente, fiscalizar, instruir e buscar ao máximo a segurança de seus funcionários que estão em campo e que acabam sendo o contato mais direto entre empresa e consumidores!

Falta, por parte das empresas, criar campanhas mais claras e diretas ensinando e educando os moradores quanto a importância da caixinha de correspondências ser colocada em local seguro, e claro, os padrões também! Tudo que ajude a manter a integridade física dos funcionários.

Seria muito interessante, e válido, que as empresas criassem a campanha em que um de seus agentes fosse de casa em casa e conversasse diretamente com o morador, mostrando a melhor opção para colocação da caixinha, explicando o perigo que os funcionários correm, poderia ser até uma campanha envolvendo os próprios Leituristas que relatassem as próprias situações vividas, instruíssem o local correto, isso ajudaria não só ao pessoal que faz a leitura, mas carteiros, entregadores e muitos outros.

A pergunta é: O LEITURISTA ESTAVA CERTO AO AGREDIR O CÃO?

Minha opinião (Deixo claro, mais uma vez, é minha opinião a partir das situações que eu mesmo vivi em campo) o Leiturista foi errado em agredir o cão, no máximo, ao ver o cão avançando, deveria colocar a conta em outro lugar mais seguro, ou chamar o morador, porém, se o cachorro tivesse mordido e não soltasse o braço do Leiturista enquanto colocava a conta na caixinha, o Leiturista estaria correto em agir para se livrar, assim como se o Leiturista estivesse encurralado e visse como única opção se defender (Afinal, o funcionário também não tem que esperar ser mordido para tomar as atitudes necessárias para se livrar da situação de perigo!). O que aconteceu ali justifica-se também pela falta de experiência do funcionário, como a empresa relatou, ele estava no início da profissão, ou seja, ainda não estava tão acostumado a situações em campo, que semelhantes a essa acontecem todos os dias e só com o tempo você vai se "acostumando" com o susto (Sim, cachorros pequenos também assustam!) e aprendendo a driblar (Muitas vezes o Leiturista é acusado de colocar a conta no trinco do portão, mas ninguém para e analisa se ele fez isso para evitar de colocar na caixinha e expor o braço ao cachorro!).

O funcionário foi mandado embora, primeiro, em minha opinião, para que o assunto se encerrasse e o nome da empresa não ficasse tão exposto, segundo porque estava em período de experiência como relatado pela empresa, ou seja, foi uma falta grave para alguém que ainda não era efetivo. Terceiro pela repercussão do vídeo, o funcionário poderia ser hostilizado durante seu serviço em campo, piorando ainda mais o ocorrido. Acho que uma situação como essa deveria ser utilizada pela empresa para um bate-papo bem franco com os Leituristas, permitindo que eles colocassem também em pauta a falta de segurança que sentem em seus setores e também um bate-papo junto aos consumidores, instruindo a todos, utilizando o ocorrido como exemplo, a colocar suas caixas de correspondências para fora do quintal.

Não é certo um Leiturista ou qualquer pessoa agredir um animal, mas também o Leiturista NUNCA deveria estar exposto a situações que o obriguem a fazer isso para garantir sua segurança, mas para que situações como essa não aconteçam mais, empresas e consumidores devem adotar soluções como regras a serem rigidamente seguidas e não só culpar o profissional!!

Só peço que reflitam o seguinte: O vídeo comoveu a todos, claro, não gostamos de ver cachorros sendo maltratados! Relembro: Nem mesmo os Leituristas gostam de ver cachorros maltratados! Mas estas mesmas câmeras de segurança que flagram agressões contra animais também flagram TODOS OS DIAS Leituristas, carteiros, entregadores sendo mordidos enquanto tentam realizar seus serviços, mas os vídeos não vão para internet (Se nesta situação, invés do Leiturista bater no cão, o cachorro quem tivesse mordido o entregador/ Leiturista, o vídeo iria para a internet?)... Será que se fossem, haveria também toda essa comoção pelas pessoas ou surgiriam só comentários de que as mordidas foram merecidas?!... Pensem nisso!

Quer opinar?! Fique a vontade!! :)... Comente, ficarei feliz em saber seu ponto de vista!! :)....

ADQUIRA SEU EXEMPLAR DO LIVRO VIDA DE LEITURISTA: 90 páginas coloridas com 80 tirinhas da série!!
Contato: karlo_campos@yahoo.com.br
 
Valeu mesmo pelas visitas aos meus blogs, espero que estejam curtindo cada vez mais as postagens, e aguardo comentários, ok?! ;)....


Quem quiser, me siga no twitter: www.twitter.com/kamposss             
    
Visitem também o blog CRIATURAS DA ESCURIDÃO www.criaturasdaescuridao.blogspot.com
Visitem também o blog GERAÇÃO ROCK´N ROLL http://www.geracaorocknroll.blogspot.com/
Visitem também o blog KAMPOS PRODUÇÕES http://www.kamposproducoes.blogspot.com/
                                 
BRAÇÃO A TODOS!! ;)....