sábado, outubro 08, 2011

A importância do público para a arte

Olá olá, galerinha!! Tudo na paz?! Descansando da noitada de sabadão, né?! :P....

Na semana que passou, mais precisamente no dia 06 de outubro de 2011, quinta-feira, rolou aqui em Poços de Caldas/ MG, no Edifício Manhattan, Espaço da Companhia Bella de Artes, um show da banda poços-caldense de Thrash/ Death Stond Renk´s, que já possui alguns cd´s lançados.
Eu e minha namorada fomos para o show que começava às 20 horas, e eis minha surpresa ao chegar ao local, muito bom por sinal, mesmo sendo pequeno, e encontrar nada mais que 10 pessoas... E vejam bem, o show era com entrada gratuíta!!

Tentando entender o porquê desse número baixo de público, eis que me veio a ideia de criar esta postagem sobre a importância do público para as artes.

Sabemos muito bem que nosso país não é o melhor no Mundo, longe disso, para se trabalhar com artes em geral... Literatura e outros segmentos ainda engatinham em nosso grande Brasil, aos poucos crescendo e ganhando espaço, mas ainda longe de alcançar o ponto que merecem.

Quando vejo um evento com poucas pessoas logo me vem a mente dois motivos possíveis para isso correr:
1º O artista em questão não divulgou bem sua apresentação:

Hoje é algo até estranho quando alguém não divulga seu trabalho, afinal, com as diversas mídias sociais na internet, que não cobram nenhum centavo para divulgação, é impossível o artista dizer que não tinha meios para comunicar o evento. Eu mesmo aproveito o máximo que posso de Orkut, facebook, twitter, blogs, fotolog, e-mails, msn e de meus contatos em jornais impressos e televisivos... Vai também da boa vontade do artista para isso... Ficar parado esperando que as pessoas descubram sozinhas seu evento, em meio a todos que ocorrem, fica difícil, né?!

2º Falta de apoio e interesse do público:

Esse ponto é o que mais me chateia, já que não depende tanto do artista. Não entendo o que acontece com o público, não importa estilo, que não aproveitam eventos voltados para eles e muitas vezes até com entrada gratuíta!! Cadê o apoio dos amigos, colegas de arte, imprensa e familiares?!
O show que citei na abertura desta postagem é um bom exemplo disso. Sei de muitas pessoas que gostam do estilo, que reclamam da falta de shows, e que mesmo sendo dia de semana teriam como comparecer ao evento, mas não foram, e tenho certeza que muitos até souberam do ocorrido.



No lançamento do meu livro VINGANÇAS DE SANGUE percebi bem isto. Apesar de ser meu primeiro trabalho literário, eu já tinha colocado amostras na net, além de fazer uma grande divulgação, entre internet, mídias impressas e televisivas, e conseguir que o bar permitisse entrada gratuíta, porém o que ocorreu foi um número pequeno de pessoas comparecendo, amigos então foram pouquíssimos, sendo que muito até que trabalhavam comigo na época foram para o bar vizinho invés de ir no lançamento, que inclusive, chegou a ter alguma bebida na faixa.

Esse tipo de coisa é difícil de entender, e talvez seja por isso, pela falta de apoio do público que muitos locais não abrem espaços para eventos, lançamentos e apresentações, acreditando que os mesmso não irão trazer um número de pessoas razoável.

Já é difcil para um artista conseguir um espaço que seja liberado ou que cobre pouco... Já é difícil conseguir espaço na mídia, fora da net, que seja divulgação sem ser paga... Já é mais difícil ainda conseguir que alguma editora, gravadora ou similares apostem no seu trablho... Tudo piora quando o público que tem a chance de prestigiar algo novo, um evento que quebre sua rotina, simplesmente não aparece.

Galera, vamos apoiar os artistas que estão próximos da gente, assim como apoiamos os que já conquistaram as grandes mídias, porque hoje, um simplório artista da sua cidade está fazendo um pequeno evento municipal, amanhã esse mesmo pode vir a ser um grande artista se apresentando para o Mundo... Vamos dar força no momento que ele mais precisa, no início, para lá na frente podermos falar com orgulho: "Eu acompanhei a carreira desse artista quando muitos ainda nem o conheciam!"

Valeu pelas visitas aos meus blogs e fotolog, espero que estejam curtindo as postagens, e aguardo comentários, ok?! ;)....

Quem quiser, me siga no twitter: www.twitter.com/kamposss

Visitem o fotolog do VIDA DE LEITURISTA www.fotolog.terra.com.br/vidadeleiturista
Visitem também o blog CRIATURAS DA ESCURIDÃO www.criaturasdaescuridao.blogspot.com

BRAÇÃO A TODOS E ÓTEMO DOMINGÃO!! ;)....