sexta-feira, abril 01, 2011

Pq 1 de abril é o dia da MENTIRA?!

Olá olá, pessoal!! Como estão?! Chegamos na sexta-feira... Esta semana tive alguns problemas que até me desligaram quanto ao fim de semana, porém as coisas estão voltando aos eixos, assim espero...

Hoje chegamos naquele dia do ano que temos que tomar cuidado com tudo que ouvimos e acreditamos.... 1º de abril - Dia da MENTIRA.

Mas afinal, pq dia 1º de abril foi instituido como o dia da MENTIRA?!

Conta a lenda que há séculos passados, não sei exatamente a região, quando Reis eram soberanos e as vilas eram pequenas e simples, havia um viajante, como um caixeiro viajante mesmo, que trabalhava com especiarias em geral. Com sua humilde carroça o mesmo percorria todos os anos um trajeto determinado, indo de vila após vila, reino após reino, vendendo seus produtos.
O cidadão, pela necessidade de vender, sempre fora muito comunicativo, fazia amizades, e conversava com o povo.
Nessas conversa sempre escutava sobre o reino, as novidades, o que ocorria e também as reclamações que o povo tinha contra o Rei, mas que temiam falar para outros do vilarejo, com medo de que o Rei soubesse e mandasse executá-los.
O maior problema era que o cidadão muitas vezes escutava as reclamações e invés de guardar para si, passava para frente, comentando com outros que o abordavam os problemas que escutava.
Fazia isso porque não temia punição, afinal, era viajante, nunca parava por muito tempo no mesmo lugar, e por isso não temia ser pego e punido.
Aos poucos, a confiança nessa falsa segurança aumentara, e suas críticas ficavam cada vez mais pesadas e alcançavam o maior número de pessoas.
A coisa piorou quando em um mês de abril, o viajante visitou um reinado onde as reclamações sobre o novo Rei, o filho que assumira o trono do falecido pai recentemente, foram em grande número. As pessoas já confiavam em confidenciar tais coisas ao viajante, já que nem para o padre da vila isso era possível, o mesmo contaria para os guardas do reino.
Abismado e totalmente contra a postura do Rei que abusava do poder, o viajante não pensou duas vezes em criticar suas ações. Ninuém nunca vira uma pessoa de tamanha coragem criticar tanto o reinado, sem medir palavras e em alto tom. O caixeiro viajante foi embora, feliz pelo ibope que recebera ao criticar o Rei. Isso rendia mais vendas a ele, já que a população, apesar de temer, intimamente gostava de ver alguém com coragem suficiente de falar o que também pensavam. Vila após vila começou os boatos sobre o caixeiro corajoso, que não temia a ira do Rei tirano. E de vila após vila, as histórias eram aumentadas, contadas com gosto como em um mês de abril, um caixeiro desafiou o Rei criticando suas ações, tornando cada vez mais o caixeiro em um herói e o Rei em um terrível vilão.
Para o viajante vendedor, aquela foi só mais uma vila que passara, não imaginava que tudo que dissera ali iria ganhar um peso muito maior, e ser comentado por outros vilarejos.

Um ano se passara, e por todas as vilas próximas àquele reinado os habitantes souberam das terrivéis crueldades do novo Rei.
Todos já temiam até se aproximar daquele reino tão mal falado.
Uma coisa que o viajante nunca pensara é que, com a fama pelas suas histórias, em algum momento as mesmas chegariam ao ouvido do tal Rei tirano, até porque outros reinados começaram a não querer mais comercializar seus produtos naquele lugar alegando o que ouviram.
O Rei ficou uma fera quando enfim conheceu toda a história, e logo soube quem espalhava tais verdades maqueadas. Porém o mesmo foi paciente. Recebera informação que o tal caixeiro viajante, contador de histórias, passava no vilarejo todo ano, na mesma época, no primeiro dia de abril.
E foi assim, no primeiro dia do mês de abril, o Rei mandou seus guardas esperarem o viajante ainda na estrada.
Não deu outra!
O viajante foi preso e levado para o castelo.
Após algumas chicotadas de advertência, o Rei apareceu para falar com o cidadão.
O mesmo temia por sua vida, e sabia bem do que se tratava a punição.
O Rei então o indagou o porque de tantas histórias e críticas ao seu respeito e que o mesmo dissesse a verdade senão seria morto em meio ao vilarejo como aviso àqueles que pensassem em criticar sua forma de reinar.
Vendo que sua situação era demasiadamente grave, utilizou mais uma vez o dom de bom comunicador que possuía, e logicamente, de bom contador de histórias, e se justificou.
Disse para o Rei que aquilo tudo não passava de meras mentiras.
O Rei ainda não se convencera. Queria uma explicação melhor. Foi ai que o caixeiro, no desespero, jogou sua última chance de se safar.
Contou ao Rei que das terras de onde viera, muito muito distantes, que fora criado, era comum no primeiro dia do mês de abril, todos contarem mentiras um dos outros, como forma de brincadeira, mas que, como era um costume da região, todos sabiam que naquele dia tudo que era dito não passava de mera lorota.
O Rei calou-se por alguns instantes. Olhou para seus guardas e conselheiros, afim de entender se alguém conhecia tal coisa.
Percebendo que a dúvida pairava entre seus carrascos, o caixeiro reforçou um pedido de desculpa, alegando imaginar que o costume também era conhecido e aplicado naquele reinado.
O Rei indagou seus conselheiros sobre o que deivia fazer, e os mesmos sabiam que matar o homem só faria com que todos soubessem que as histórias contadas por ele eram verdadeiras, manchando ainda mais o nome do Rei, porém, se assumissem tal estória sobre o dia da mentira, teriam como não deixar a história se propagar mais.
E foi assim, o reinado instituiu um decreto no qual o primeiro dia do mês de abril seria conhecido como o Dia da Mentira, no qual tudo que fosse dito nessa data não seria levado em consideração. Logo, todos os reinados em volta aplicaram o mesmo decreto.
O caixeiro viajante se safou da morte, porém, para que não tivesse perigo que o mesmo continuasse a falar do reinado, o Rei, vendo a coragem, imaginação e senso crítico daquele simplório caixeiro, o nomeou como um de seus conselheiros e o mesmo permaneceria dentro do castelo, junto ao Rei o tempo todo.

Está ai!! Agora todos já sabem porque dia 1º de abril é o dia da MENTIRA.



Agora vai de cada um acreditar ou não nessa história, afinal, hoje é 1º de abril!! ;)....

Valeu pelas visitas aos meus blogs e fotolog, espero que estejam curtindo as postagens, e aguardo comentários, ok?! ;)....

Quem quiser, me siga no twitter: www.twitter.com/kamposss

Visitem o fotolog do VIDA DE LEITURISTA www.fotolog.terra.com.br/vidadeleiturista
Visitem também o blog CRIATURAS DA ESCURIDÃO www.criaturasdaescuridao.blogspot.com

BRAÇÃO A TODOS E ÓTEMA SEXTA-FEIRA!! ;)....