quinta-feira, maio 13, 2010

Campanha autores independentes

Olá olá galerinha!! Tudo bem? Com frio? Aqui em Poços de Caldas/ MG continua frio e não deve passar logo não. Hoje é feriadão aqui na cidade, imagino que a população aproveitou para ficar um pouquinho mais em suas camas quentinhas!! Hehe!! :P....
Hoje quero abordar um assunto referente aos autores independentes, como eu.
Em qualquer carreira o início é sempre mais difícil, ainda mais se você não tiver conhecidos no meio profissional que deseja entrar. Nas artes, independente do tipo, nem preciso dizer que é mais difícil ainda, não é?!

Acho gratificante quando encontro mais autores que, assim como eu, correram atrás de conseguir ter sua obra impressa. Não é fácil, não é barato e o trabalho, após a obra impressa, apenas está no início, começa ai a correria para divulgar, vender na busca por seu lugarzinho no mundo literário, torcendo para chamar o interesse de alguma editora maior.



Tudo que o autor independente precisa é de apoio, começando pela mídia local, ainda mais se for de cidade do interior, mais fácil de chegar as pessoas ligadas as mídias mais influentes.

Livrarias por exemplo é bem complicado, já que o autor não está colocando muito (ou nada) sobre o valor de cada livro, porém a livraria pegará por consignação uns dez exemplares no máximo e colocará por volta de 40% sobre o valor. Imagine então, você leitor, que não está acostumado a procurar autores novos, pega um livro, o primeiro de um autor desconhecido na grande mídia, sem referências se é bom ou não, e ainda o livro sendo caro (Já que além do valor inicial há a porcentagem sobre o valor que a livraria colocou) dificilmente irá comprar o exemplar, não é?!

Recentemente, entrei em contato com algumas feiras e bienais do livro pedindo informações sobre espaço para autores independentes. Em uma não tive resposta e na outra, disse que não teria espaço para autores independentes e que eu deveria procurar a editora do meu livro para ver se ela teria estande na feira, assim poderia colocar meu livro lá. Oras, se eu sou autor independente é fácil imaginar que a editora por trás do meu livro não faz a comerciaização do mesmo, e por isso, não teria o porque de estar na feira.
A Bienal de Minas Gerais, foi quem me passou essa resposta. Ou seja, uma bienal do estado não busca apoiar os autores independentes do próprio estado?! Tudo bem, sei que as feiras do livro não são só para divulgar a literatura, porque são bonzinhos, e sim um meio de arrecadar dinheiro, afinal, os estandes não são baratos.
Mas o que acho que deveria acontecer mesmo, como grande mudança e apoio para os autores independentes seria que todas as Feiras do livro e Bienais do livro entendessem a importância desses autores e disponibilizassem espaço para a exposição e comercialização desses livros.
Calma! Não estou dizendo que as feiras devem abrir um espaço gigantesco, como os espaços vendidos (e caros) para as editoras, só acho que deveriam disponibilizar um espaço no qual seria dividido por vários autores independentes (Previamente inscritos para a vaga, afinal, não dá para colocar quinhentos autores no mesmo espaço).

Se cada feira e Beinal disponibilizasse um espaço para 10 ou 20 autores já ajudariam muito mais do que não oferecerem espaço algum.

Exemplo: A Bienal de Minas Geiras poderia disponibilizar 20 lugares, sendo 10 voltados para escritores independentes de MINAS GERAIS e 10 para autores de outros estados. O mesmo para a Bienal de São Paulo: 20 lugares, sendo 10 para escritores do estado de São Paulo e10 para escritores de outros estados.

Um exemplo bom dessa iniciativa foi o que ocorreu na V FEIRA DO LIVRO DE POÇOS DE CALDAS, organizada pela GSC eventos, que disponibilizou um estande para autores independentes. Foi o primeiro ano que tiveram a iniciativa, ainda dá para aprimorar alguns pontos, mas já foi uma grande chance aberta para os autores independentes, e que agradou o público e lógico, os autores.


Além do contato do autor com o público e a apresentação de sua obra, seria uma grande chance, de repente, de criar uma cultura na qual os editores, sabendo da presença de novos talentos na feira, procurassem visitar e conhecer seus trabalhos.

Espero que todos apoiem a ideia. Vamos solicitar que as feiras e bienais tenham esse espaço para autores idependentes, lembrando que o espaço não precisa ser um só para todos juntos. Uma ideia legal seria também colocar autores independentes espalhados pela feira. Basta um balcãozinho com espaço para colocar os livros e um banner, e garanto que o autor independente fará sua parte e estará satisfeito pela oportunidade! ;)....

Querem ajudar a tornar isso possível? Diversas feiras estão sendo criados no país, além das que continuam suas edições. Mandem e-mails para as produtoras do evento, para o site oficial da feira, para a secretaria de cultura do município, solicite a presença de autores independentes. Eu já faço isso, mas é necessário mais vozes para sermos ouvidos, ok?! ;)....

Conto com o apoio de todos, inclusive dos autores independentes.

O que achou da ideia? Comente ao final desta postagem, ok?! ;)....

Quem quiser, me siga no twitter: www.twitter.com/kamposss

Obrigado pelas visitas aos meus blogs e fotolog, e aguardo comentários. Os comentários de todos são lidos, então não deixe de registrar algumas palavras aqui, ok? ;)....

Visitem o fotolog do VIDA DE LEITURISTA www.fotolog.terra.com.br/vidadeleiturista
Visitem também o blog CRIATURAS DA ESCURIDÃO www.criaturasdaescuridao.blogspot.com

BRAÇÃO A TODOS!! ;)....