quinta-feira, abril 29, 2010

Bate Papo sobre VAMPIROS no 3º Dia da V FEIRA DO LIVRO DE POÇOS DE CALDAS

Olá olá galerinha!! Tudo bem com vocês? Quinta-feira, e continuo indo para a V FEIRA DO LIVRO DE POÇOS DE CALDAS.

Hoje apresento à vocês algumas fotos do 3º dia da Feira do Livro (segunda-feira - 26/04/2010), mesmo dia que ocorreu o bate papo sobre VAMPIROS, com minha participação (Kampos), do Juliano Sasseron (autor de "Crianças da Noite"), Walter Alvarenga (Autor de "Meu encontro com Drácula") e Chico Lopes (Tradutor, entre algumas obras, do livro "Morto até o anoitecer", de Charlaine Harris).



No 3º dia da Feira, cheguei por volta das 14 horas, e continuei com uma mesinha na parte externa da feira, só que, por se tratar de dia de semana, praticamente não apareceu nenhum autor independente, ficando ali apenas eu e Juliano Sasseron. A visitação foi mais de alunos de escolas com seus professores.




Juntei meu material às 18e30 para ir para o espaço do teatro onde ocorreria o bate papo. Logo começou a formar fila para os eventos relacionados à "Hora do Suspense", nome dado para os eventos da feira sobre Vampiros. O curiosos é que, mesmo pelo horário, a maior parte do pessoal na fila era de crianças e adolescentes.

Já no teatro, o evento começou com uma bela apresentação do "Grupo Terceira Idade" com uma encenação sobre Vampiros. Figurinos e música temática fizeram parte da apresentação que foi bem interessante.





Em seguida, começou a apresentação do ator Clistenis, juntamente com uma atriz (Marcilene de Oliveira) e mais um ator (Pedro Amaral). Fizeram uma encenação trabalhando um ponto mais sensual e o desejo por companhia do vampiro.
Foi interessante o trabalho de figurino e a parte musical, não necessariamente apenas com temas ligados dfiretamente aos Vampiros.
A encenação durou quase 30 minutos.

Logo em seguida, iniciou o bate papo, sendo convidados os autores e tradutor para subirem ao palco.
Chico Lopes quem iniciou. Já com bastante experiência frente ao público, falou muito bem, contando de forma resumida os vários momentos que os vampiros já tiveram na mídia.
Walter Alvarenga foi o próximo a falar, e o mesmo começou a relatar sobre a criação de seu livro e o fato do mesmo ser baseado em acontecimentos com o próprio autor.

Depois a palavra foi passada ao autor Juliano Sasseron que falou um pouco sobre seu trabalho e debateu o assunto levantado pelo Walter Alvarenga.
Por último, eu (Kampos) falei, pecando em não abordar um pouco mais sobre o livro VINGANÇAS DE SANGUE. O problema de ser o último a falar é que o assunto já havia estabelecido um rumo, até um pouco fora do assunto pretendente para o bate papo, e nessa linha fui obrigado a seguir.

No final, cada participante do bate papo recebeu um "kit do autor", oferecido gentilmente pela produção da Feira. O Kit apresenta uma sacola com flyers, revistas sobre o evento, um pote de doce, sabonetes artesanais e um peso para papel em formato de estrela, que gostei muito.
Obrigado!! :)....



Analisando a "Hora do Suspense" percebo alguns problemas e equívocos.
A peça do "Grupo da Terceira Idade" foi boa, rápida sem adentrar em detalhes no assunto, até ai tudo bem.

O problema começou a partir da apresentação do casal, Clistenis e a atriz. A atuação deles foi muito boa e eu curtir bastante, mas imagino que, assim como nós do bate papo, eles não esperavam que haveira um público tão jovem na plateia e por isso trabalharam em um roteiro mais sensual, o que, conforme chegou a informação, desagradou um pouco aos pais que acompanhavam os filhos.


O problema persistiu no bate papo, que até então, na minha visão e do Juliano Sasseron, deveria ser algo mais descontraído, falando sobre nossos livros e vários outros que tem chamado a atenção do público, como Crepúsculo, Marcada e tantos outros. Mas o autor Walter Alvarenga entrou em um assunto pesado para o público que estava ali para ouvir falar sobre ficção envolvendo Vampiros. O autor começou a relatar a forma como surgiu seu livro, citando satanismo e coisas do tipo no qual esteve envolvido sem seu consentimento, chegando a citar que vampiros são criaturas do mal e que deve-se tomar cuidado com o que se procura por ser algo negativo. Isso fez com que, Juliano e eu tentassemos defender nosso ponto de vista de que a literatura vampírica, no nosso caso, buscava levar o entretenimento de uma FICÇÃO para os leitores.
O bate papo ficou quase todo nesse ponto de "realidade versus ficção", o que não agradou o público mais novo que foi ouvir sobre vampiros mais atuais da ficção e também desagradou bastante pais e professores que não gostaram das citações sobre satanismos e coisas do gênero.

Ainda me considero novato nessa linha de falar frente ao público. Aos poucos venho ganhando experiência. No palco tinhamos pelo menos duas pessoas que já possuem tal experiência, que eram Chico Lopes e Walter Alvarenga, e eu e Juliano que não somos ainda tão experientes.

Em meu ponto de vista acho que, todos os paticipantes do bate papo, ao constatarem o público que estava presente: crianças, adolescentes, pais e professores, deveriam levar o bate papo para um lado mais light, algo que eu tentei, mas como disse, ainda não possuo uma grande experiência frente ao público e acho que, nenhum dos autores deveria citar o Vampiro como algo tão negativo, ou citado satanismo.

Deixo claro que a minha crítica aqui não busca denegrir a imagem de ninguém e nem mesmo desmerecer seus trabalhos, até porque a crítica também aponta meus equívocos no bate papo. Agradeço imensamente a participação de todos atores, atrizes, autores e tradutor que, sem querer levantaram uma questão importante no assunto "Vampiros", ou seja, a diferente visão que cada um tem sobre o assunto. Alguns abordando a comédia, outros relatando a realidade, outros o lado sensual e outros expondo a ficção.

Foi interessante, como forma de aprendizado. Agradeço demais o convite e o espaço aberto pela Feira do Livro, e prometo que em uma próxima oportunidade, eu prepararei uma palestra light, falando sobre vampiros, voltado principalmente para os adolescentes, ok? ;).....

Lembrando que a Feira do Livro acontece até o próximo domingo (02/05/2010), aguardo a presença d todos e estou lá todos os dias a partir das 16e30. Compareça e adquira seu exemplar de VINGANÇAS DE SANGUE e TIRAS DE LETRA diretamente comigo. ;)....

Para saber mais sobre a Feira do livro, visite o site oficial: http://www.feiradolivropocosdecaldas.com.br/

Quem quiser, me siga no twitter: www.twitter.com/kamposss

Obrigado pelas visitas aos meus blogs e fotolog, e aguardo comentários. Os comentários de todos são lidos, então não deixe de registrar algumas palavras aqui, ok? ;)....

Visitem o fotolog do VIDA DE LEITURISTA www.fotolog.terra.com.br/vidadeleiturista
Visitem também o blog CRIATURAS DA ESCURIDÃO www.criaturasdaescuridao.blogspot.com

BRAÇÃO A TODOS!! ;)....