sábado, abril 10, 2010

Campanha de vacinação contra a Influenza H1N1

Olá olá meus amigos e amigas!! Tudo bem? Sábado um pouco menos frio do que a semana toda, já dá para curtir um pouco mais, não é?! Hehe!! :)....

Nesta postagem, achei importante falar um pouco sobre um assunto de extremo interesse de todos: A vacinação contra a Influenza H1N1.

Em 2009 infelizmente fomos testemunhas de mais um vírus que surgiu, em meio à tantos problemas que a população já passa, matando pessoas por todo o globo.
O que parecia ser apenas uma gripe, se mostrou como um vírus muito mais resistente, e pior, bem mais fatal.
Para evitar o surto da gripe H1N1 do ano de 2009, ações em todo o mundo foram criadas para vacinar a população.
Abordo este assunto nesta postagem porque hoje (Sábado - 10/04/2010) os postos de saúde estão abertos para a aplicação da vacina.


No site oficial é explicado como está sendo a vacinação aqui no Brasil:
"No Brasil, está sendo utilizada a vacina injetável, administrada por via intramuscular, ou seja, com a introdução da solução dentro do tecido muscular."
A vacinação já está na terceira fase. Lembrando que nesta fase, serão vacinados as pessoas entre 20 e 29 anos, que por acaso eu faço parte.

Abaixo, apresento à vocês o calendário de vacinação:

Etapas e grupos selecionados Período de realização
1ª Etapa 8 a 19 de março
Trabalhador de saúde (1)
População indígena aldeada
2ª Etapa 22 de março a 2 de abril
Gestante em qualquer idade gestacional
Doentes crônicos
Crianças com idade entre seis meses a menor de dois anos
3ª Etapa 5 a 23 de abril
População de 20 a 29 anos
4ª Etapa 24 de abril a 7 de maio
População com mais de 60 anos com doenças crônicas
5ª Etapa 10 a 21 de maio
População de 30 a 39 anos
Fonte: CGPNI/DEVEP/SVS/MS

Em minha opinião, acho extremamente importante a população aderir a essa vacinação, afinal, vimos com tristeza as diversas mortes ocorridas no ano passado, e não queremos isso para nós e nem para familiares e amigos.
É lógico que sempre que surgem essas campanhas de vacinação em massa logo começam a ser propagadas as "ideias conspiratórias", desacreditando a eficácia da vacina. Para ser sincero, eu prefiro não me arriscar em deixar de tomá-la, independente de e-mails que recebo alertando quanto a vacina. Sempre vemos isso ocorrer, agora vai de cada um pensar se estão dispostos mesmo a correr o risco de não se vacinar.

No site da campanha é explicado todo o planejamento da mesma, porém só discordo em um aspecto: O calendário de vacinação deveria cobrir TODAS AS FAIXAS DE IDADE, e não somente a que eles dizem ser as idades de risco. Oras, não vamos esperar que as pessoas de 40, 50 anos entrem em grande número nas estatisticas de morte para acrescentá-los na campanha de vacinação!
Qual a opinião de vocês? Concordam ou não?

Quem já foi vacinado, por favor, deixe seu relato aqui no blog, dizendo se dói, se sentiu algum sintoma após, se é rápido, ok?! ;)....

Para conhecer mais sobre a campanha, visite o site oficial: http://www.vacinacaoinfluenza.com.br

PS: As informações sobre a campanha apresentadas aqui no blog foram tiradas do site oficial. Busco através do blog ajudar a levar ao público as informações sobre a vacinação).

Quem quiser, me siga no twitter: www.twitter.com/kamposss

Obrigado pelas visitas aos meus blogs e fotolog, e aguardo comentários. Os comentários de todos são lidos, então não deixe de registrar algumas palavras aqui, ok? ;)....

Visitem o fotolog do VIDA DE LEITURISTA www.fotolog.terra.com.br/vidadeleiturista
Visitem também o blog CRIATURAS DA ESCURIDÃO www.criaturasdaescuridao.blogspot.com

BRAÇÃO A TODOS E ÓTEMO SABADÃO!! ;)....