quinta-feira, abril 30, 2009

Desabafo


Olá olá amigos leitores do blog VIDA DE LEITURISTA.

Peço novamente a licença de todos para fazer um desabafo.

Há algum tempo atrás, fiz uma postagem aqui no blog falando do uso sem autorização dos meus desenhos, especificamente do Leiturista.

Na imagem postada, percebam o quão gritante é o ouso do meu personagem. De um lado, um pedaço da minha tira, da qual foi retirado o personagem, e do outro, o pedaço da publicidade sem autorização, que foi utilizado. Não há dúvidas, né?! É o Leiturista, e é no meu traço mesmo, simplemesnte recortado e colorido.

O problema principal era o uso do meu personagem em uma publicidade de uma empresa (Que por enquanto não citarei o nome). A publicidade consistia em anunciar um produto, e eis que o Leiturista estava ali no meio. Um leitor do VIDA DE LEITURISTA recebeu a publicidade no e-mail e entrou em contato comigo, perguntando se eu sabia desse uso. Lógico que fiquei assustado, pois não sabia. Ninguém entrou em contato comigo.
Entrei em contato com a empresa, relatei tudo, falei sobre a tira em quadrinhos, tentei entrar em um acordo, mas a partir de um certo momento, parei de receber respostas. Dessa forma, mandei um e-mail para um outro setor da empresa. Depois de alguns dias, recebi um parecer jurídico da empresa, que irei colocar alguns trechos aqui na postagem. Fiquei indignado com a falta de respeito e a falta da busca de saber o que realmente acontecia.
Segue abaixo alguns trechos do parecer que irei comentar:

"Inicialmente, faz-se necessário destacar que a imagem veiculada pela (O nome da empresa que não citarei no momento), que é objeto de questionamento, foi extraída do espaço virtual Google Imagens e, ao contrário do que afirma o sr. Campos, não havia nehuma identificação sobre a autoria do desenho utilizado"

Primeiramente, todas as minhas tiras possuem minha assinatura e ano, além do endereço do blog ou meu e-mail. Eles alegam que não existia. Percebam na imagem postada hoje, o trecho da minha tira em quadrinhos, da qual foi retirado o desenho. Perceba que dentro do quadro do desenho usado está a minha assinatura e o ano, além do e-mail ao lado do quadro.
O google já deixa claro que todas as imagens que são apresentadas no site podem possuir dono. Até por isso, embaixo de cada imagem, vem o endereço de onde ela está postada. Ou seja, bastaria um pouco mais de cuidado da empresa, e antes de usar a imagem, clicar no site onde ela estava postada.

"Destaque-se, ainda, que o sr. Karlo Campos não comprovou sua alegada autoria sobre o desenho, fazendo apenas menção a um endereço virtual (blog), cujas imagens nele constantes foram depositadas após o seu primeiro contato coma empresa (o nome da empresa que não citarei no momento), data posterior, portanto, a utilização da imagem."

Esta parte foi a que me deixou mais indignado! Esperava que uma empresa do porte da referida, pelo menos pesquisasse antes de escrever uma bobeira dessa. E posso dizer até, uma calunia!
O blog VIDA DE LEITURISTA existe desde 2005, começando a ser atualizado diariamente no inicio de 2008. A tira referente ao desenho utilizado sem minhas autorização, foi postada em 16 de março de 2008. Ou seja, muito antes dessa empresa criar a publicidade. Dizer que postei a imagem depois de entrar em contato com eles, é o mesmo que me acusar de tentar ganhar algo pelo que não fiz, o que na verdade, é ao contrário. Eles usaram algo que não é deles, e agora não querem arcar com a responsabilidade.
Percebam também que, se eu não havia postado, em blog ou outro lugar, como existiria o desenho para eles usarem na publicidade, já que eu o criei?!
Outra coisa que citei no e-mail de resposta a esse parecer, é que eles precisavam ficar mais atentos aos e-mails que mandei, pois não citei apenas o blog como comprovação de minha autoria, mas também o informativo, produzido pela Prefeitura daqui da cidade, com tiragem de 4.400 exemplares, no qual minha tira sai desde 2002. Sendo a tira da qual o desenho retirado, impressa no informativo ainda em 2003. Além disso, citei um jornal de São João da Boa Vista que participei, outros sites, fotologs, além dos livros da Editora Virgo. Ainda também há todas as publicidades feitas por jornal impresso e de tv, além de revistas, a respeito da tira. Eles deviam estar muito ocupados para nem sequer entrar no blog, pois veriam tanto materiais que comprovavam minha autoria!

"Por fim, necessário ressaltar que a imagem não está sendo veiculada atualmente pela (Nome da empresa que ainda não irei citar) e sua utilização não teve conotação econômica, não havendo que se falar em uso indevido de imagem."

Lógico que a publicidade não está mais sendo usada, pois a mesma já havia sido enviada para todos os potenciais clientes da empresa, não haveria motivo para enviar novamente. E é por esse uso que quero indenização.
Como que uma publicidade de um produto, enviado para potenciais clientes, não tem conotação econômica?! Incrível, não é? Acho que nem precisa falar mais nada sobre essa parte, concordam?!

"Em conclusão, considerando a ausência de provas da autoria do desenho no período em que foi utilizado, a parte legítima a reclamar eventual direito sobre o uso de imagem seria o site ou espaço virtual em que a imagem sem identificação estava postada."

E é assim que encerram o parecer.
Ausência de provas: Apontei para eles, mais de uma vez, as provas.
Período utilizado: Mostrei que minha tira VIDA DE LEITURISTA foi criada em 2002, e desde desse ano é veinculada em mídias diversas, antes mesmo da publicidade deles.
Imagem sem identificação: Quem visita o blog ou conhece as tiras por outras mídias, sabe muito bem que assino todas, e tenho provas.

Esse parecer que foi enviado por um advogado (Pela inscrição da OAB que ele colocou na frente do nome, só pode indicar que seja o advogado da empresa) possui erros gritantes, e que se necessário for, levarei a justiça, e servirá como prova do descaso quanto ao ocorrido.

Como respondi a ele, cada um tem seu trabalho, e o meu é desenhar, principalmente minhas tiras VIDA DE LEITURISTA. E não aceitarei um cidadão utilizá-la sem um acordo e ainda vir duvidar da minha palavra ( e diversas provas).

Fico chateado em ver pessoas se aproveitando de algo criado por outros.

Esse caso ainda dará o que falar, e quando chegar a hora, se for necessário, divulgarei para os fãs o nome da empresa para todos entrarem em contato, e também para a imprensa, quem sabe ai, eles resolvam isso da forma correta!

Desculpem pelo desabafo.

Tenham um ótimo dia!

Karlo Campos (Kampos)
Criador e dono do material tiras em quadrinhos VIDA DE LEITURISTA