sábado, março 21, 2009

IMPORTANTE!!

Olá galera! Tudo bem? Sabadão e por aqui está chovendo, mas está bom mesmo assim! :)....

Hoje estou fazendo uma postagem muito importante, em vista do que andou chegando até mim nesta última semana.

A série de tiras em quadrinhos VIDA DE LEITURISTA foi criada por mim em 2002 e desde então busco fazer um trabalho sério, acreditando no que faço. A mesma desde o ínicio é veinculada em informativo dos órgãos públicos daqui da cidade de Poços de Caldas/ MG, já saiu em jornais, e participou de livros, além de ter este blog e o fotolog para divulgação. Já tive diversas oportunidades de matérias sobre a tira, tanto na arte impressa quanto na virtual.

Infelizmente há pessoas que buscam se aproveitar de um trabalho que aos poucos está sendo reconhecido. Esta semana chegou para mim, através de uma pessoa que conhece a tira VIDA DE LEITURISTA, uma publicidade que o mesmo recebeu por e-mail na qual o personagem LEITURISTA, criado por mim, além de um desenho feito por mim do medidor de leitura, haviam sido utilizados. A pessoa passou para mim acreditando que eu havia sido procurado pela empresa em questão para ceder o uso das imagens, já que o personagem estava sendo utilizado e lincado com o produto, o que geraria um acordo financeiro. Fiquei espantado, pois eu nem sabia disso. Simplesmente quem fez a arte, recortou o personagem e o medidor de uma de minhas tiras e nem entrou em contato comigo para saber se podia. E não pensem que é empresa pequena não, é muito grande, o que agrava ainda mais a situação, pois possuem equipe "profissional" que conhece muito bem que não devem usar uma arte, e muito menos alterá-la, sem autorização de seu criador.
Abaixo, coloco a parte da publicidade que meus desenhos foram usados. Não divulgarei o nome da empresa, já que entrei em contato com eles para ver como podemos resolver, qual o acordo a fazer.


Se já não bastasse isso, também foi passado para mim um blog no qual utilizaram uma imagem minha, que além de ser sem autorização, foi alterada de forma descarada. Entrei em contato com o blog, mas não tive nenhum retorno ainda, apenas retiraram a imagem do blog, que usaram por meses, e acham que isso basta, mas não! Minha imagem foi utilizada e alterada, sem aprovação minha, sem nem mesmo ser dado créditos a mim, e isso, logicamente está errado e devemos fazer algum acordo.
Abaixo a imagem original, na qual constava meu endereço de blog, título e minha assinatura, e a imagem descaradamente alterada. Não divulgarei qual o blog porque não tenho interesse em divulgá-lo de graça.
















Imagino que ,se esse blog que usou e alterou a imagem chegar a 10 mil visitas, também vão querer usar a imagem que criei do LEITURISTA!!!! Só faltaria acontecer isso!!

Com esta postagem quero esclarecer bem este assunto.
Infelizmente muitas pessoas imaginam que só porque encontrou a imagem no buscador, a mesma é de domínio público, o que não é verdade. Nas imagens utilizadas que mostrei para vocês, todas possuem ou meu e-mail ou endereço de blog para poderem entrar em contato para pedirem permissão para utilizar. Querendo ou não, é um trabalho meu e por isso, se querem veicular meu personagem ligado a um produto, serviço, site ou blog, é necessário um acordo comigo, no qual veremos a possibilidade de liberar mediante acordo financeiro, lógico!

É muito comum acontecer também de vários jornais, seja impresso ou não, no país, quando vão fazer uma matéria sobre a profissão de Leiturista, simplesmente pegarem meus desenhos e colocarem na matéria, sem nem ao menos entrarem em contato comigo. Mas vocês podem pensar: Mas assim está divulgando seu trabalho". Concordaria com vocês se esses meios de comunicação pelo menos colocassem o crédito pelos desenhos como sendo meus, e meu endereço de blog pelo menos, mas isso não acontece.

"Quero colocar alguma tirinha do VIDA DE LEITURISTA e algum desenho solo do personagem no meu álbum do orkut, posso?"
Pode! Eu nunca irei probir que fãs coloquem algum desenho no álbum do orkut, desde que coloquem abaixo do desenho o endereço do blog ou fotolog, dando crédito a quem fez, e lógico, não alterando a imagem ou texto da tira ou desenho solo. Dessa forma sim vocês estarão ajudando a divulgar a tira, diferente dos exemplos citados acima.

Reintero que levo muito a sério meus desenhos, principalmente a série VIDA DE LEITURISTA, e goastaria mais respeito quanto a eles. Quer o personagem divulgando seu prodtuto/ serviço/ site/ blog, então entre em contato e vamos negociar.
Casos como os mostrados nesta postagem serão tratados de forma rígida. Irei procurar meus direitos.

Desculpe a quem não necessitava ler esse desabafo e obrigado!

Kampos