sexta-feira, outubro 17, 2008

O poder da mídia?

Olá pessoal... Tudo bem com vocês?... HJ É SEXTA FEIRA...hehe... Nossa, com o calor desta semana, eu tô quebrado e tô precisando descansar!! Amanhã posso dormir até um pouco mais tarde, que beleza!! :)....
Hoje peço a licença de quem lê este blog para comentar sobre o caso "Lindemberg e Eloá", q imagino que todos estejam sabendo, o cerco por mais tempo no Brasil com situações atípicas, como o retorno de uma refém libertada de volta ao cativeiro.
Oq quero comentar não é o sequestro em si, mas sim, a imagem criada com toda essa situação.
A busca por matérias e principalmente, por audiências, transforma situações como este sequestro em verdadeiros circos, coisa que muitos especialistas já vem dizendo. É um verdadeiro show de exibições. Câmeras para todos os lados e de todos os ângulos, brigas entre emissoras sobre qual conseguiu exclusividade em falar com o sequestrador e reféns primeiro, discussões e mais discussões com especialistas em estúdio. É um verdadeiro acontecimento, um "espetáculo" e como tal, precisa de patrocinadores. Hoje em dia a concorrência acirrada faz com que empresas diversas busquem uma forma de marketing para suas marcas diferente e pq não, criativas. Parece que o "espetáculo" criado em volta do sequestro de Santo André demonstrou ser uma grande oportunidade de divulgar sua marca. O sequestrador Lindemberg, em um momento colocou a camisa do time de futebol São Paulo na janela do banheiro ( Como mostro na foto postada no blog hoje, foto exibida pelo siteo globo), provavelmente como forma de ganhar um pouco mais de privacidade para a utilização do cômodo. Não passou nem meia hora após o acontecimento, os dirigentes da equipe de futebol em questão notificaram a imprensa que mandariam advogados e representantes para o local do crime para "auxiliar" nas negociações. Se o intuito desses dirigentes não fosse a divulgação da marca do time, não haveria necessidade nem de estar divulgando que buscariam ajuda, não acham?
Agora eu te pergunto, se as reféns ou o sequestrador aparecerem na janela tomando um refrigerante, será que a empresa de refrigerantes vai tentar ajudar nas negociações? Talvez mandando refrigerantes para reféns e sequestrador, policiais e curiosos( que são muitos e deveriam estar em casa acompanhando o caso atrávés das 400 câmeras que filmam as janelas segundo a segundo) e é claro, mandando um bonezinho para todos usarem, divulgando a marca, né? Como publicitário formado eu não poderia deixar de comentar esta situação que chega a ser um abuso e uma falta de respeito com a seriedade do que está acontecendo. Logo logo haverá faixas e bandeiras de "patrocinadores" nos espaços do lado das janelas.
O caso está tão absurdo que até os traficantes usam os meios de comunicação para mandar mensagem para o sequestrador avisando para ele liberar a refém pq tamanha atenção da mídia e polícia estão atrapalhando as vendas de drogas... Dá para acreditar nisso!?
Como disse antes, a briga por exposição da marca é enorme, o problema é que a mentalidade hoje é que toda situação é potencialmente boa para divulgar, chegando ao ponto de um sequestro ser visto como algo positivo e propenso para expor e trabalhar uma marca. Devemos ter em mente que a atitude de "ajudar" através de uma marca, seja de produto ou time de futebol, em uma situação destas não pode ser caracterizada como um marketing social, como buscam deixar no ar de que é uma marca indo em auxilio de seus clientes, senão, logo logo, sequestradores estarão negociando direto com empresas o direito de divulgação de marca, negociando com emissoras o direito de exclusividade da história, deixando de lado e em segundo plano, o mais importante, a libertação do refém em plena segurança.
É fácil afirmar que este ano de 2008 ficará marcado por duas imagens que na maior parte do tempo estiveram estáticas, mantidas nas telas de nossos televisores, a grade cortada no caso do brutal assassinato da menina Isabela e as janelas do CDHU 24 em Santo André do sequestro de Eloá por seu ex namorado Lindemberg.
Fiquem a vontade de comentar sobre o caso e digam se concordam ou não com minha opinião.
Espero que tudo termine bem, e que a refém Eloá e sua amiga ( que o sequestrador diz que não é refém) a Nayara, saiam em segurança.
Valeu pelas visitas... Visitem também o fotolog ( www.fotolog.terra.com.br/vidadeleiturista), comente e recomendem ambos!!
BRAÇÃO A TODOS!! :)....